Palestinos - definitie. Wat is Palestinos
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is Palestinos - definitie

Povo palestino; Palestinianos; Palestinas

Palestinos         
m. pl.
Habitantes da Palestina.
Uma das colónias muçulmanas que, na Idade-Média, se estabeleceram na Península Hispânica. Cf. Herculano, "Hist. de Port.", 1.a ed., III, 201.
Fedayin palestinos         
thumb|right|250px|Fedayin da [[Fatah em Beirute, Líbano, 1979]]
Refugiados palestinos         
  • Refugiados palestinos, em 1948.
  • Campo de refugiados Mar Elias, Beirute 2021
  • Tiro]], [[Sul do Líbano]]
Refugiados palestinos são os cidadãos da antiga Palestina mandatária e seus descendentes, os quais fugiram ou foram expulsos dos locais em que viviam, durante a guerra árabe-israelense (Nakba) e aos quais foi assegurado o direito de retorno, nos termos da Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas.194 (III).

Wikipedia

Palestinos

Palestinos (português brasileiro) ou palestinianos (português europeu) (em árabe: الشعب الفلسطيني, ash-sha`b al-filasTīni), também chamados de árabes palestinos/palestinianos (em árabe: الفلسطينيون, al-filasTīnīyyūn; em árabe: العرب الفلسطينيون, al-`Arab al-filasTīnīyyūn), são os integrantes de um povo mediterrâneo falante do árabe, com origens familiares na Palestina. Estudos genéticos mostram que têm ascendência principalmente levantina, semelhante à dos judeus, turcos (anatólios), libaneses, egípcios, armênios e iranianos. Na região que inclui Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, em 2004, os árabes palestinos constituíam 49% de todos os habitantes, alguns dos quais são classificados como deslocados internamente, isto é, dentro da Palestina histórica. O restante constituiu a diáspora palestina, sendo mais da metade é formada por refugiados apátridas, isto é, desprovidos de cidadania em qualquer país. Destes palestinos exilados, cerca de 1,9 milhão vivem na vizinha Jordânia, um milhão e meio vivem entre a Síria e o Líbano, duzentos e cinquenta mil na Arábia Saudita, enquanto os quinhentos mil que vivem no Chile formam a maior concentração de palestinos fora do mundo árabe.

A maior parte dos palestinos é formada por muçulmanos sunitas. Existe, entretanto, uma minoria significativa de cristãos palestinos de diversas denominações. A maior parte destes cristãos palestinos, no entanto, reside atualmente fora da Palestina. Como o etnônimo "árabe palestino" implica, o vernáculo tradicional dos palestinos, independentemente de sua religião, é o dialeto palestino do árabe. Boa parte daqueles que são cidadãos árabes de Israel também são bilíngues, e falam também o hebraico. Evidências genéticas obtidas recentemente mostraram que os palestinos, como grupo étnico, são parentes muito próximos dos judeus, e representam "descendentes modernos de uma população central que viveu na região desde os tempos pré-históricos", portanto muito antes da conquista islâmica árabe que resultou na sua aculturação, estabeleceu o árabe como o vernáculo predominante e, com o tempo, islamizou muitos deles que eram adeptos de outras fés.

O primeiro uso mais abrangente do termo "palestino" como um endônimo, para se referir ao conceito nacionalista de um povo palestino, pela população local e falante do árabe da Palestina se deu antes do início da Primeira Guerra Mundial, e a primeira manifestação pública exigindo a independência nacional foi manifestada pelo Congresso Sírio-Palestino, em 21 de setembro de 1921. Após a criação de Israel, o êxodo de 1948, e, mais ainda, depois do êxodo de 1967, o termo passou a significar não apenas um local de origem, mas também o sentido de um passado e um futuro compartilhados, na forma de uma nação-Estado palestina.

A Organização de Libertação da Palestina (OLP) representa os palestinos perante a comunidade internacional. A Autoridade Nacional Palestina, criada oficialmente como resultado dos Acordos de Oslo, é o organismo administrativo interino responsável, nominalmente, pelo governo dos Territórios Palestinos.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Palestinian people».
Voorbeelden uit tekstcorpus voor Palestinos
1. Israel debe cesar de inmediato el homicidio inhumano contra los palestinos, levantar el bloqueo sobre la franja de Gaza y retirarse de todos los territorios arabes ocupados.
2. Por otra parte, en una sesion del Consejo de Seguridad de la ONU, EE.UU. ejercio el veto al proyecto de resolucion condenatoria al genocidio a los civiles palestinos por parte de Israel.
3. Tales palabras significan la defensa abierta de la represion fascista y la matanza a palestinos por parte del pais sionista, al tiempo que agravan la escision interna de Palestina.
4. Estimulado por el apoyo de EE.UU., Israel, que se ha comprometido a esforzarse por resolver los problemas con los paises arabes en la reunion internacional sobre la paz del Medio Oriente sesionada en noviembre del ano pasado en Annapolis, Maryland, anuncio pronto su plan de construir en gran medida los "asentamientos" judios y esta matando casi todos los dias a muchos palestinos inocentes.
5. Pyongyang, 2' de noviembre (ATCC) –– En una sesion del Consejo de Seguridad de la ONU se desaprobo por el ejercicio de derecho de veto de Estados Unidos el proyecto de resolucion de denuncia a la matanza de Israel sobre los civiles palestinos.